Odontopediatria

A odontopediatria é a área da odontologia que concentra seus cuidados em gestantes, bebês, crianças e adolescentes, visando principalmente à prevenção, ao diagnóstico e ao controle de problemas de saúde bucal.

É muito importante que o trabalho de promoção da saúde bucal seja iniciado logo na gestação, com cuidados preventivos na mãe para evitar infecções bucais que potencialmente afetam a gravidez, como a periodontite. Já é comprovado que as bactérias envolvidas em infecções orais podem entrar na corrente sanguínea e causar parto prematuro ou nascimento de bebês de baixo peso, o que reforça a importância dos cuidados bucais na fase gestacional.

Antes do nascimento do primeiro dente, os bebês devem ser submetidos a avaliação oral para verificação de possíveis anormalidades mucosas, de erupção dental, dos freios, etc. Assim que a erupção dos dentes for iniciada é importante o acompanhamento contínuo para evitar problemas bucais e identificar a presença de hábitos nocivos e, dessa forma, prevenir problemas futuros.

A criança, o adolescente e seus pais devem ser orientados quanto à técnica correta de escovação para cada fase, à dieta e à importância do controle da placa bacteriana. Além disso, quando já existe alguma doença bucal instalada é o odontopediatra que domina as técnicas e materiais corretos para estas fases da vida.