Ortodontia

Nossos dentes devem possuir um encaixe perfeito entre as arcadas superior e inferior, por isso o alinhamento e o nivelamento dental são importantes tanto para a saúde bucal quanto para a estética do sorriso. Dentes malposicionados podem trazer sérios prejuízos para a saúde bucal, uma vez que, não tendo um engrenamento correto, podem sobrecarregar a articulação temporomandibular (articulação responsável pelo movimento de abertura e fechamento da boca). Além disso, também dificultam a higienização e podem resultar em problemas bucais, como inflamações e problemas gengivais.

A ortodontia é a especialidade odontológica responsável pelo manejo das deformidades dentofaciais. Para restaurar o equilíbrio entre os dentes e arcadas, o ortodontista faz uso de aparelhos fixos e/ou móveis. O tempo de tratamento varia caso a caso.

Existe uma idade ideal para o tratamento ortodôntico?

O tratamento ortodôntico pode ser realizado em qualquer idade, porém, quanto antes é iniciado, mais significativos são os resultados alcançados. Em crianças, quando a maturação óssea ainda não está completa, conseguimos agir não apenas sobre os dentes como também sobre os ossos maxilares, por meio do uso de aparelhos ortopédicos. Isso faz com que tenhamos um arsenal maior de possibilidades terapêuticas para corrigir deformidades sem a necessidade de intervenções cirúrgicas. Além disso, nas crianças, podemos agir de forma preventiva, atuando sobre os problemas bucais antes que se instalem completamente e, dessa forma, minimizamos as deformidades e simplificamos o tratamento.

Quais as consequências dos dentes tortos?

O desalinhamento dos dentes e a desarmonia entre as arcadas superior e inferior podem causar diversos problemas. Além do desconforto estético, podem desenvolver-se problemas nas articulações temporomandibulares e dores nos músculos orofaciais.

Não gosto da aparência dos aparelhos. Existem opções estéticas?

Sim, a ortodontia moderna conta com várias opções para tornar o tratamento mais confortável, principalmente aos adultos, que têm maior preocupação estética. Dentre as opções temos os bráquetes transparentes de safira, os bráquetes de cerâmica que simulam a cor do dente, os aparelhos removíveis invisíveis e o aparelho lingual.

Confira aqui as perguntas mais frequentes sobre esse tratamento.