ABO CAMPINAS RESPONDE: o que ninguém te contou sobre escovação dental

A escovação dental é uma das práticas mais recorrentes no nosso dia a dia, porém também é uma das atividades feitas com mais displicência.

Isso porque escovamos o dente de forma tão automática, que não refletimos sobre a maneira correta de fazê-lo.

Pensando nisso, preparamos esse texto para contar o que ninguém te contou sobre a escovação dental.

Portanto, leia até o final e conheça melhor a real importância de uma escovação correta.

A escovação dental

Escovar os dentes é uma prática comum na vida das pessoas e que deve ser realizada, no mínimo, de duas a três vezes ao dia.

Por isso, escovar bem os dentes evita a proliferação de bactérias e o acúmulo da sujeira que fica entre os dentes após a alimentação.

E por ser tão corriqueira, acaba por ser deixada de lado e não receber toda a atenção que esse cuidado deve ter.

Como em toda a área da saúde, é muito mais fácil prevenir uma doença do que ter que tratá-la quando os problemas surgirem.

Por isso, a escovação se torna tão importante. Ela atua de maneira a prevenir casos de doenças bucais, como cáries, tártaro e gengivites, por exemplo.

Mas o processo de escovação começa bem antes do que você pensa. Sendo assim, vamos a eles.

Escolhas antes da escovação dental

Não basta apenas passar a escova nos dentes e achar que tudo está certo. O processo de higiene bucal começa nas escolhas feitas antes de começar a escovação em si. 

Portanto, o primeiro passo é escolher inicialmente um creme dental que se adeque bem ao seu caso.

Pessoas com dentes sensíveis devem escolher pastas que contenham nitrato de potássio. Pois esse elemento atua exatamente nas terminações nervosas contidas nas camadas internas dos dentes.

Dessa forma, o efeito da dor desaparece, já que essa substância ajuda na eliminação e facilita a alimentação ao se ingerir alimentos quentes ou gelados.

Do mesmo modo, a escolha da escova também é muito importante. O ideal é sempre utilizar escovas com cerdas macias.

Cerdas duras dão a impressão de que a limpeza é melhor e mais eficaz, porém, isso é um engano. Escovas com cerdas duras tendem a machucar mais facilmente a gengiva, ocasionando uma retração gengival.

Técnicas para a escovação

Você escolheu a pasta dental certa e encontrou a escova perfeita, agora é o momento da escovação dental correta.

Nesse interim, o tempo de duração da escovação deve levar, em média, dois minutos. E a escovação deve ser feita, ao menos, três vezes ao dia.

Entretanto, evite forçar a escova para não danificar as cerdas e principalmente machucar as gengivas. O processo de escovação deverá ser feito com cuidado.

Dentre as técnicas mais indicadas, temos:

  • Bass Modificada: consiste em deixar a escova em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Nesta posição, você deve pressionar suavemente a cerda sobre o dente, realizando movimentos vibratórios e curtos.

Em seguida, faça movimentos verticais de varredura, buscando as pontas dos dentes, nas faces externas e internas. Nas faces de mastigação, fazer movimentos de vai e vem.

  • Técnica de Bass: para pessoas com doenças periodontais, ela permite que seja feita a limpeza do sulco gengival sem causar ou agravar lesões na gengiva.

Essa técnica de escovação é similar ao Bass Modificada, com movimentos curtos e vibratórios sem força excessiva e no sentido de trás para frente, mantidos por cerca de dez segundos em cada região alcançada pela escova.

  • Técnica de Stillman Modificada: indicada para pessoas com retração gengival. Nessa técnica, você deve deixar a escova em ângulo menor que 45 graus em relação à gengiva, sem introduzir as cerdas no sulco gengival.

Posteriormente, deve-se pressionar as cerdas contra a gengiva, realizando movimentos vibratórios curtos, seguidos de movimentos verticais de varredura, sempre em direção às pontas dos dentes.

  • Técnica de Fones: indicada para crianças. O seu foco é a facilidade da escovação. Realizando movimentos circulares com as pontas das cerdas da escova sobre os dentes. Fique atento para que a criança não pule nenhum dente.

Usar fio dental

A escovação e, consequentemente, a higienização bucal só ficarão completas ao usarmos o fio dental corretamente.

Separe 40 centímetros de fio dental, deixando um espaço de 10 centímetros entre as duas mãos. Enrole o fio nos dedos indicadores, passando de forma delicada o fio dental entre os dentes, fazendo movimentos de vai e vem abraçando um dente de cada vez.

O fio dental não é necessário em todas as escavações. O mais indicado é utilizá-lo na última escovação do dia, dessa forma você poderá eliminar todas as sujidades que possam ter ficado.

É importante se lembrar de escovar também a língua. Devido a sua superfície ser mais áspera, a língua pode acumular milhares de bactérias.

Dessa forma, a falta de higienização pode gerar efeitos indesejados, como o mau hálito, por exemplo.

Se você ainda possui alguma dúvida sobre escovação dental ou deseja saber sobre outros cuidados de higiene bucal, venha conhecer a ABO Campinas.

Temos profissionais extremamente capacitados para auxiliá-lo com os melhores tratamentos, além de uma parceria com o ICO Campinas, onde você encontrará os profissionais certos para realizar os procedimentos que você tanto procura.

escovação dental

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn