All-on-Four para pacientes com atrofia óssea

O que você precisa saber para reabilitar pacientes com atrofia óssea através da técnica All-on-Four?

Criada em 2003, a técnica Allon-Four já é consagrada e, frequentemente, utilizada no universo da Odontologia, ganhando novos adeptos a cada dia.

Com embasamento científico, a técnica revolucionou as reabilitações orais, eliminando o uso de enxertos ósseos, reduzindo custos e simplificando procedimentos.

Além disso, ela possibilitou o tratamento de pacientes sob condições que impedem a realização de enxertos, como diabetes e osteoporose.

Neste artigo, reunimos dados importantes para que você possa optar pela técnica Allon-Four na reabilitação de pacientes com atrofia óssea. Boa leitura!

Técnica Allon-Four

inicialmente, a restauração da estética, da fonética e da mastigação são passos cruciais para devolver a qualidade de vida a pacientes desdentados, por meio da prótese cuja base é o implante de função imediata.

Fazendo uso máximo do osso remanescente das mandíbulas atróficas, a técnica Allon-Four evita o surgimento de complicações, que desencadeiam uma série de morbidades.

Consequentemente, ela evita ainda a necessidade de procedimentos regenerativos que elevam os custos do tratamento.

All-on-Four Na Prática

O procedimento consiste em inserir quatro implantes, na parte anterior das mandíbulas desdentadas, servindo de base para a prótese provisória ou fixa e imediatamente carregada.

Assim, os dois implantes anteriores devem ser colocados axialmente e os dois posteriores, distalmente e angulados, a fim de diminuir o comprimento do cantilever e possibilitar o uso de próteses com até 12 dentes.

Apresentando alta taxa de eficácia – 98% para maxila e 98,1% para mandíbula, de 5 a 10 anos passados – a eficiência mastigatória cresce significativamente, assim como a satisfação do paciente com o tratamento e sua qualidade de vida.

Embasamento Científico

Vários pesquisadores e profissionais da Odontologia, como Maló, Lopes, Soto-PeñalozaBheringPatzelt, Jensen e Ferreira, realizaram diversos estudos para avaliar os resultados do uso da técnica Allon-Four.

Consequentemente, todos eles, independente da metodologia utilizada, chegaram a uma mesma conclusão: é totalmente viável e benéfico utilizar a técnica Allon-Four na Implantodontia. 

Podemos citar também outras conclusões em comum:
– Alta taxa de sobrevivência do conjunto prótese implante, que fica sempre de 96,6% a 99,8%;
– Sobrevida protética de 100%;
– Incidência mínima de complicações biológicas e mecânicas e de perda óssea (de 1,7 mm a 1,9 mm entre 1 e 5 anos);
– Impactos diretos do hábito de fumar nas falhas do implante e em complicações biológicas e mecânicas;
– Previsibilidade para tratamentos de mandíbulas atróficas;
– Mínimas falhas e perda óssea utilizando implantes angulados;
– Alto grau de confiança para a mandíbula, eliminando a necessidade de implantes adicionais;
– Utilização de “platô” plano para a colocação de implantes, uma vez que possibilita a posição e a angulação corretas, definindo a anatomia e potencializando a fixação do implante;
– Opção viável, rápida e eficaz para pacientes desdentados;
– Melhoria da capacidade mastigatória e grande satisfação do paciente.

Cirurgia Guiada para detalhes assertivos

A cirurgia guiada pode ser uma opção para se obter inserção e inclinação angular adequadas. Segundo Maló e Crespi, as angulações devem variar de 30 a 45 graus, dependendo da localização anatômica.

Os torques, por sua vez, devem ser heterogêneos, entre 25 e 50 N/cm. Sendo assim, quanto maior o torque, melhores são os efeitos em implantes esplintados através da restauração completa com carga imediata, contribuindo para a osseointegração.

Imersão na Técnica Allon-Four 

Através do embasamento científico e inúmeros casos de sucesso, definitivamente o uso da técnica Allon-Four na Implantodontia, para tratamento de pacientes com atrofia óssea é a opção mais viável.

Isso porque, ela permite um tratamento altamente previsível, com elevadas taxas de sucesso, utilizando, ao máximo, a estrutura óssea remanescente e evitando procedimentos regenerativos.

Consequentemente, o índice de satisfação do paciente também é alto, uma vez que sua qualidade de vida é retomada ao poder sorrir, falar e mastigar com segurança. 

E só no ICO Campinas você encontra cursos de conteúdos que estão sempre na vanguarda da Odontologia e que proporcionam sólidos aprendizados, embasados pelo exercício constante da técnica. 

Portanto, se você quer mergulhar de cabeça no universo da técnica Allon-Four e oferecer, mais qualidade de vida ao seus pacientes, com resultados eficazes e ágeis, temos o curso ideal para você: em nossa Imersão na Técnica Allon-Four.

Só aqui você aprenderá como executar, com segurança, cirurgias e próteses com carga imediata, seguindo uma filosofia de trabalho com altos índices de sucesso e baseada em conceitos científicos e técnicos.

 

Inscreva-se para o curso de imersão na técnica All-on-Four

 

Ref.: FREITAS, Daniela et al. Tratamento all-on-four em implantodontia: conceito e atualizações, Paraíba, Universidade Federal da Paraíba​
Link.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn