Como tratar o paciente com medo de dentista?

O nome técnico para o medo de dentista é odontofobia e estudos estimam que ele atinja 15% da população brasileira. Ele pode ter várias causas, como experiências prévias que trouxeram dor ou constrangimento e, ainda, o imaginário popular.

Nesses casos, o medo pode ser desencadeado por motivos irracionais e que resultam em reações no corpo como tensão e hiperatividade do sistema nervoso autônomo. Dentre os sintomas que o paciente pode apresentar estão:

– Tensão ou insônia nas noites anteriores à consulta com o dentista;

– Nervosismo exacerbado na sala de espera do consultório odontológico;

– Choro e ansiedade só de pensar na consulta e, principalmente, ao ver pessoas com jaleco, instrumentos ou sons dos instrumentos dentários;

– Mal-estar ou náuseas na hora de ir à consulta;

– Falta de ar e/ou pânico durante a consulta.

Mas como contornar o medo de dentista do meu paciente?

É importante dizer que muitos pacientes sabem da importância de ir ao dentista, mas não o fazem por medo.

Por isso, é sempre importante conscientizar as pessoas sobre isso. E uma forma super atual de fazer isso é usando as redes sociais. Ter uma presença digital ajuda a apresentar o seu dia a dia e o seu paciente poderá acompanhar suas atividades e observar como os procedimentos que você adota são seguros.

O medo de dentista começa na infância

Muitas vezes, o medo de dentistas vem de algum evento traumático na infância, no qual é comum ter tido algum trauma na região da boca e ser necessário um atendimento de urgência, sem que a criança tenha tido qualquer contato anterior com um dentista, por exemplo.

Em suma, crianças são muito vulneráveis e podem não entender o que está acontecendo gerando medo. Nesse caso, é importante que o atendimento de crianças seja adequado conforme o seu grau de consciência e humanizado.

Entretanto, estudos também mostram que a maior parte das crianças apresentam medo e ansiedade devido aos pais. Logo, é importante o trabalho de conscientização e esclarecimentos dos responsáveis pelas crianças.

Equipe capacitada

Não só você, como todos da equipe devem estar preparados para atender o seu paciente.

Dessa forma, é interessante atendê-lo com roupas e jalecos coloridos, para descaracterizar a imagem que possa trazer medo. Da mesma forma não mostrar instrumentos e equipamentos, que podem trazer lembranças desagradáveis.

Nesse caso, é importante “ganhar” a confiança desse paciente, mostrando-se respeitoso com a sua condição e estar disposto a ajudá-lo.

Em vista disso, o profissional poderá ainda lançar mão da técnica: diga-mostre-faça e pergunte-diga-pergunte.

Técnica diga, mostre e faça

Diga: o profissional deve explicar verbalmente os procedimentos que irá realizar, em uma linguagem que o paciente possa entender.

Mostre: demonstrar ao paciente o que será feito, o que ele irá sentir e ouvir. Isso trará segurança, pois ele saberá a programação dos eventos e se sentirá mais seguro.

Faça: após todos os alinhamentos anteriores, o profissional deverá realizar o procedimento exatamente como foi explicado e mostrado ao paciente.

Uma dica é começar com os procedimentos mais simples, para que o paciente vá se acostumando com você e a equipe, dessa forma, a partir daí, você poderá ir realizando os procedimentos mais complexos.

Técnica pergunte-diga-pergunte

Pergunte ao paciente os motivos que o levaram a buscar o tratamento e os sentimentos dele em relação a isso.

Explique os procedimentos de uma forma que o paciente irá entender, com uma linguagem simples, evitando termos que podem ser considerados assustadores para leigos.

Pergunte se o paciente entendeu e como ele se sente ao que foi explicado.

Ajuda multidisciplinar e farmacológica

Em casos mais graves de pacientes que tem medo de dentista, talvez seja necessário o uso de fármacos para controlar a ansiedade, assim como tratar o paciente em conjunto com uma equipe médica e psicológica. Consequentemente, também é possível lançar mão de sedação em casos mais extremos.

Enfim, conheça o ICO Campinas, a parceira da ABO Campinas para os cursos.

Aqui, você encontrará cursos de alta performance para se tornar um profissional de destaque na Odontologia!

Referência:

http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/joac/article/view/376/327

https://blog.odontobusca.com.br/

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn