Primeira consulta: uma grande oportunidade para aumentar o seu faturamento

A primeira consulta é uma grande oportunidade para aumentar o faturamento do consultório.

Nesse momento, é importante lembrar que muitos pacientes apresentam medo de dentista, seja por traumas passados ou até mesmo pelos desconfortos provocados pelos procedimentos. 

Por esse motivo, promover uma experiência única e um atendimento diferenciado na primeira consulta, é o que irá estabelecer uma relação de confiança, reduzir a ansiedade dos pacientes e fidelizá-los. Essa é a grande virada de chave para alavancar o seu faturamento de vez!

Para isso, algumas dicas são importantes para aplicar em sua rotina de consultório. Sendo assim, abordaremos algumas delas nesse blog! Vamos lá?

1 – Gerar conexão com o paciente

Na primeira consulta é o momento ideal para você gerar conexão com o seu paciente, estabelecendo a confiança e identificação.

Para isso, é muito importante você demonstrar interesse em conhecê-lo, com perguntas simples, como gostos particulares, sobre a saúde em geral e entender suas preocupações e anseios.

Além disso, é importante você ser acolhedor e demonstrar que deseja oferecer a ele um atendimento de excelência e que se preocupa com os detalhes que garantirão esse fim.

Uma boa prática para isso é realizar um tour pela clínica, mostrando os detalhes pensados para conquistar o bem-estar do paciente e executar um ótimo tratamento, deixando claro os seus diferenciais perante os outros dentistas.

2 – Invista em uma boa aparência

Como falado anteriormente, é muito importante o paciente se conectar com você, para gerar confiança e identificação. Dessa forma, é fundamental o profissional investir em uma boa aparência.

Para isso, atentar-se com o vestuário é de grande relevância, certificando-se que ele esteja adequado para que possa transmitir a ideia de higiene.

Aliás, sorriso e simpatia fazem parte de uma boa aparência. Portanto, receba o paciente com um belo sorriso e de uma maneira que garanta o seu bem-estar e conforto.

3 – Explique o tratamento de forma clara e detalhada

É importante lembrar que a grande maioria dos pacientes não entendem termos técnicos de odontologia, mesmo que esses sejam óbvios para o profissional.

Por isso, ao explicar o tratamento proposto ao paciente, o dentista deve utilizar-se de palavras claras e de forma mais detalhada possível, afinal, o paciente só poderá confiar de fato em você se aquilo que você está propondo faz sentido para ele.

Portanto, após a sua explicação, certifique-se que o paciente entendeu e que não há dúvidas sobre seu tratamento, para que ele não procure uma segunda opinião e sinta-se, de fato, seguro.

4 – Ofereça soluções personalizadas

É muito comum dentistas acabarem executando o mesmo tratamento, com os mesmos resultados, para diversos pacientes. Isso é observado em casos postados por profissionais em suas redes sociais, principalmente na área estética.

Entretanto, devemos lembrar que cada paciente apresenta suas particularidades, gostos e necessidades. Assim, em uma primeira consulta, ele está buscando uma solução de acordo com os seus anseios, a qual, na maioria das vezes, não foi oferecida anteriormente por outro profissional.

Assim, é muito importante estar alinhado com as queixas do paciente, reconhecendo e validando suas emoções. Feito isso, deve ser proposto o tratamento que irá de encontro com as objeções específicas do paciente e, caso a solução ideal for diferente disso, você deve explicar claramente o motivo.

Deixar claro ao paciente que você está disposto a entregar sua máxima satisfação é a chave fundamental para conquistá-lo.

5 – Faça o follow-up

Algo muito comum que acontece após a primeira consulta e após a entrega do serviço ao paciente, é a ausência do profissional. Seja diferente!

Após a consulta, faça o follow-up com o paciente, perguntando como ele está se sentindo, se tem alguma dúvida em relação ao tratamento, deixando claro que está a disposição para garantir a máxima satisfação.

Dessa forma, o paciente irá perceber que você se preocupa de fato com ele e não está interessado apenas em vender tratamentos.

Esse diferencial com certeza ajudará você a fidelizar o seu paciente, conquistando sua confiança.

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