A saúde no ambiente oral é mantida com uma cuidadosa rotina de higienização oral, que inclui a escova adequada, a correta técnica de escovação e o uso do fio dental. Entretanto, esses cuidados exigem continuidade e disciplina, o que nem sempre é possível devido ao ritmo de vida variado de cada paciente. Por isso é imprescindível que sejam realizadas consultas semestrais ao cirurgião-dentista para a avaliação da saúde bucal e a execução de limpeza profissional, ou profilaxia dental, visando a eliminar depósitos de placa bacteriana e tártaro para prevenir problemas futuros.
Removemos o tártaro com um aparelho de ultrassom e com o uso de curetas; já a placa bacteriana é removida com jato de bicarbonato ou com o uso de pasta abrasiva profissional.
De modo geral, recomendamos que a limpeza seja refeita a cada seis meses, que é o tempo médio para o acúmulo de resíduos. Entretanto, há pacientes com necessidade de repetição a cada três meses ou conforme a avaliação do profissional.
Não, o desconforto é mínimo. Em caso de pacientes com sensibilidade dental exacerbada, há a possibilidade de aplicação de produtos anestésicos.
A profilaxia dental evita o desenvolvimento das principais doenças dentais, cárie e periodontite, que levam à necessidade de diversos tratamentos dentários e, por fim, podem levar à perda de dentes.
Confira aqui as perguntas mais frequentes sobre saúde bucal.