Harmonização Facial

Muito em voga atualmente, o tratamento de harmonização facial refere-se a um conjunto de procedimentos para melhorar a aparência do rosto. Dentre os procedimentos, podemos citar:

- Bichectomia

Consiste na remoção cirúrgica das bolas de Bichat, que são agregados de gordura que temos nas bochechas. Como é por causa delas que o rosto é arredondado, após a sua remoção espera-se obter o afinamento da face, que pode ser um efeito bem-vindo quando bem indicado. Também é indicada quando o paciente possui o problema de morder a bochecha no dia a dia. O procedimento é, em geral, simples e dura de 20 a 40 minutos, sob efeito de anestesia local. A recuperação é bem aceita pelos pacientes, entretanto, pode ocorrer inchaço e hematoma no local. O resultado pode ser visto em três semanas, porém, os profissionais pedem para aguardar até seis meses após a cirurgia para avaliação final dos resultados.

- Toxina botulínica

É uma substância produzida pela bactéria anaeróbica Clostridium botulinum. A toxina botulínica utilizada nos procedimentos odontológicos tem o poder de paralisar músculos por um período de três a seis meses. O resultado é visível alguns dias após a aplicação. O procedimento costuma ser bem tolerado pelos pacientes em relação à dor. A substância pode ser indicada para correções de assimetrias na face, sorriso gengival, dor de cabeça crônica, bruxismo, rugas de expressão, sialorreia (salivação excessiva), entre outros aspectos.

- Preenchimento facial

O procedimento é realizado com o ácido hialurônico e tem por objetivo melhorar a aparência de rugas e marcas de expressão, além de permitir a remodelação de uma parte do rosto, resultado em uma face mais harmônica. É bastante comum a sua aplicação nos lábios para a definição de seu volume, assim como para dar mais projeção. O procedimento costuma ser rápido e os resultados já podem ser vistos pelo paciente no momento da aplicação.

- Fios de dermossustentação

Utilizados com o objetivo de levantar alguma parte do rosto, normalmente as bochechas, que apresentam flacidez por conta da idade, os fios de dermossustenção podem ser indicados para o rejuvenescimento facial. O procedimento é feito sob anestesia local e exige que o paciente fique em repouso por, em média, dois dias.